Novamente veio à prova a afirmação de que os EUA não tem amigos nem aliados: tem apenas interesses.
O vazamento de documentos secretos prejudicou as relações dos EUA com os seus aliados.
O jornal New York Times afirma que uma fuga na rede de documentos secretos dos EUA sobre a Ucrânia complicou as relações de Washington com os seus aliados e pode prejudicar as suas relações diplomáticas com eles devido à espionagem dos países ocidentais. Nesses documentos fica claro que aos EUA interessa o enfraquecimento econômico dos países do bloco Europeu para que a economia norte-americana seja favorecida.
"O vazamento já complicou as relações com aliados e levantou dúvidas sobre a capacidade dos Estados Unidos de guardar segredos. "Os documentos também podem prejudicar as relações diplomáticas... Dados de inteligência divulgados recentemente mostram claramente que os Estados Unidos estão espionando não apenas a Rússia, mas todos os seus aliados."
O artigo também diz que altos funcionários dos EUA admitiram que os documentos vazados da internet eram informações de inteligência e relatórios operacionais.
Os documentos também revelam que a capacidade militar dos norte-americanos é algo parecido com Hollywood, com muita propaganda e pouca eficácia, como ficou demonstrado na guerra da Síria, onde os militares norte-americanos e seus aliados da OTAN foram derrotados pelo governo de Bashar Al Assad e seu aliado o governo da Rússia.