Xi Jinping e Lula (Foto: Presidência da República) ----
"Estamos vivendo um novo período de redemocratização. É, de fato, um novo tempo. E o Brasil se coloca, de novo, como um agente desta transformação", afirmou o jornalista ----
247 - "Voltou o Brasil soberano": assim reagiu o jornalista Joaquim de Carvalho durante o Bom Dia 247 deste sábado (15), após a viagem do presidente Lula (PT) à China, onde se reuniu com o líder chinês, Xi Jinping.
Carvalho destacou a música de Ivan Lins, "Novo Tempo", executada pela banda do exército chinês na chegada de Lula para o encontro com Xi. Para ele, a música, feita durante a reta final da ditadura militar no Brasil, tem muito a ver com os tempos atuais do país. "Eu fui ver a letra de 'Novo Tempo' e é muito bonita, é claramente política. Naquela época, 1980, era a luta pela redemocratização e aí tem a letra, que fala: 'Pra que nossa esperança/Seja mais que a vingança/Seja sempre um caminho/Que se deixa de herança/No novo tempo/Apesar dos castigos/De toda fadiga/De toda injustiça/Estamos na briga'. Lindo né? É emocionante e tem muito a ver com esse tempo que estamos vivendo. Nós estamos vivendo um novo período de redemocratização, essa é que é a verdade. Em 2016 os militares voltaram".
"Olha a volta por cima, olha a luta e olha como nós estamos sempre na luta, como diz a letra. Vimos o Lula sendo recebido como um grande amigo da China, que é a potência do século XXI", disse o jornalista.
Para ele, este "é um período de maior racionalidade. É, de fato, um novo tempo. E o Brasil se coloca, de novo, com a liderança do Lula, a pessoa certa neste tempo histórico certo, como um agente desta transformação que será em benefício de todos".
--------------------------------------------
"Estamos perdendo o Brasil para a China", diz Trump em entrevista (vídeo) -----
"Estamos perdendo o Brasil, estamos perdendo a Colômbia, a América do Sul", disse o ex-presidente dos EUA Donald Trump.
247 - O ex-presidente Donald Trump afirmou, em entrevista ao programa “Tucker Carlson Tonight”, da Fox News, que os Estados Unidos perderam o Brasil para a China.
“Estamos perdendo o Brasil, estamos perdendo a Colômbia, a América do Sul. Estamos perdendo o Irã, eles já o perderam. Nós perdemos a Rússia e se ainda não os perdemos, eles vão. A China está ganhando, então a China se foi, então vemos a França caindo fora. O que está acontecendo? Estamos perdendo”, disse Trump no programa exibido na última quinta-feira (13).
Ainda segundo ele, caso haja uma mudança no padrão monetário internacional, atualmente baseado no dólar, será como “perder uma guerra mundial”. E a China? Ouvi algumas pessoas dizerem: ‘bem, nunca perderemos o padrão do dólar.’ Eles estão brincando? A China quer mudar o padrão, o padrão monetário. E se isso acontecer, é como perder uma guerra mundial. Seremos um país de segunda linha”, destacou.
. “O que está acontecendo? Estamos perdendo. Se perdermos nossa moeda – isso é o equivalente a perder uma guerra mundial. Nossa moeda é o que nos torna poderosos e fortes”, afirmou.
Assista: https://twitter.com/i/status/1647206885626454016