Foto: Pedro Ribas/SMCS -----
O prefeito Rafael Greca vistoriou nesta quarta-feira (17/5) as obras de revitalização no entorno do Mercado Municipal, no Centro. São intervenções em cinco ruas, que vão alcançar 13 quadras para priorizar pedestres e deslocamentos não motorizados e valorizar o comércio da região.
O projeto inclui novas calçadas, correção geométrica, drenagem, recuperação do asfalto, ciclovia, iluminação, sinalização semafórica e paisagismo. Atualmente os serviços se concentram na Rua General Carneiro, no trecho entre as avenidas Sete de Setembro e Affonso Camargo, que está sendo transformada em um boulevard, uma via mais ampla para ser compartilhada, com paisagismo e espaços de convivência.
“A ideia é que o boulevard do Mercado Municipal seja um ponto de encontro de comércio e de todos os curitibanos e curitibinhas”, disse Greca.
Para a conferência dos serviços, o prefeito esteve acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues. Ao ser recebido pelos trabalhadores que fazem o reassentamento dos antigos paralelepípedos da via, que estão sendo reaproveitados na obra, Greca recordou e destacou o oficio dos antigos pedreiros, que talhavam os blocos de pedra.
“Essa pedra foi talhada pelas mãos dos pedreiros e do meu avô, o velho Rafael Greca, que morreu em 1954. Aqui na Rua General Carneiro ele fez esse piso no que se tornou o Mercado Municipal, que agora passará por ampla requalificação. Benditas sejam as mãos que fazem Curitiba à mão. Nós honramos essas mãos pelo bem que nos fazem”, disse o prefeito.
------
Boulevard---
As obras para transformar a General Carneiro em boulevard começaram no último dia 8. Nesta semana, as equipes iniciaram a escavação nas calçadas da Sete de Setembro, no trecho entre a Rua Ubaldino do Amaral e a Rua da Paz.
Mesmo com o barulho dos equipamentos, o início dos trabalhos deixou animado o casal de comerciantes Osny May e Cleusa Martins, da loja de plantas Verde Natureza.
“Claro que tem os inconvenientes presentes em qualquer tipo de obra, mas que são passageiros e necessários para o desenvolvimento que a região vai ter. Estamos otimistas com as melhorias, vai ficar muito bom e atrair ainda mais pessoal para passear e consumir na região”, avalia May.
------
COMO FICARÁ---
As obras serão executadas em etapas e a Sete de Setembro, desde a Praça Baden Powell até a trincheira sob a Rua Ubaldino do Amaral, será o eixo da transformação.
Serão feitas calçadas com faixa acessível em concreto, nova arborização, áreas de convivência e nova iluminação para pedestres, além da organização de placas e postes na área de serviços das calçadas.
Uma ciclofaixa no eixo da Sete de Setembro será integrada às estruturas cicloviárias da via lenta da canaleta do Expresso e da Mariano Torres, seguindo até o eixo do Parque Ambiental.
No conjunto de vias, será implantada rede lógica e infraestrutura para futura instalação de pontos de abastecimento de veículos elétricos.
Nas demais vias do entorno as guias rebaixadas serão padronizadas, as calçadas ampliadas e com faixa acessível com 1,5 metro de largura em concreto, alinhamento predial com acabamento em petit-pavê preto e o pavimento das faixas de serviços com reaproveitamento das lousinhas utilizadas no calçamento atual.
-------
Caminhar Melhor---
As intervenções fazem parte do projeto Caminhar Melhor, de implantação de novas calçadas e estrutura cicloviária, e do Programa Rosto da Cidade, de recuperação e revitalização da região central.
O objetivo da intervenção, destacou o secretário municipal de Obras públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, “é promover a valorização do espaço público, com a melhoria da paisagem urbana, da segurança nos deslocamentos e com a criação de novas conexões cicloviárias”.
As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) a partir de projeto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Participaram da vistoria o engenheiro da Smop fiscal da obra, Mario Padovani; o assessor de articulação política, Lucas Navarro; e os representantes da Administração Regional da Matriz, Marcus Tissot e Matheus Giongo.