Maduro e Lula – Foto: AFP PHOTO/ ELMER MARTINEZ ------- Publicado por Yurick Luz - DCM --------
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, desembarcou em Brasília na noite do último domingo (28) para uma reunião com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (29). Ele não vinha ao país desde a posse da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2015.
O líder venezuelano chegou à capital federal acompanhado da primeira-dama, Cilia Flores. Além disso, Maduro foi recebido no aeroporto pela secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, embaixadora Gisela Padovan.
“Agradeço a calorosa acolhida com que fomos recebidos em Brasília. Nas próximas horas estaremos desenvolvendo uma agenda diplomática que reforce a necessária união dos povos de nosso continente”, disse Maduro no Twitter.
Vale destacar que a presença de Maduro no Brasil não era permitida desde agosto de 2019, quando uma portaria editada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) proibia o ingresso no país do líder venezuelano e de outras autoridades da América Latina.
Já na próxima terça-feira (30), o presidente da Venezuela irá participar de uma reunião com líderes dos países da América do Sul realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília, e proposta por Lula. Com exceção da presidente do Peru, Dina Boluarte, todos os 11 presidentes da América do Sul foram confirmados e virão à capital federal.
De acordo com informações do jornal O Globo, o petista deverá propor a criação de um mecanismo de integração, que poderia ser um organismo ou um fórum de debates.
A ideia, no entanto, é que os líderes latino-americanos discutam medidas de integração, infraestrutura e cooperação em áreas como saúde, educação, proteção do meio ambiente, segurança alimentar e combate ao crime organizado nas fronteiras, sem colocar em pauta ideologias ou regimes políticos.