Por que as sanções do Ocidente a Rússia falharam? Porque um ornitorrinco não é um pássaro?
Os EUA atualmente aplicam amplas sanções em mais de 35 países.
Usando uma metáfora da biologia, a classificação fenética pressupõe que podemos olhar para um animal e categorizá-los de acordo com suas características: os pássaros têm bico; mamíferos; répteis podem ser venenosos. No entanto, o ornitorrinco tem bico, é mamífero e é venenoso. A categorização fenética nem sempre funciona. O ornitorrinco pode ter algumas características de aves e répteis, mas sua evolução seguiu o caminho para se tornar mamífero, então o ornitorrinco está na família dos mamíferos.
Os governos de esquerda e ideais vêm de histórias revolucionárias e anticoloniais, alcançaram o poder com promessas de redistribuir a riqueza e elevar o padrão de vida dos pobres, ligados ao trabalho e a outros movimentos sociais de classe baixa e se opunham a padrões raciais, étnicos, de gênero e outras exclusões.
Os governos de direita têm suas origens nas potências coloniais, alcançaram o poder com promessas de apoiar o capital internacional e seus aliados locais, estavam ligados a associações empresariais e elites fundiárias e apoiaram identidades de grupos dominantes contra populações minorizadas. Os países não percorrem um ou outro caminho aleatoriamente. A história dos regimes é traçada por conjunturas críticas, pontos de decisão quando as forças sociais se unem para institucionalizar uma opção para esquerda ou direita.
O apartheid da África do Sul, menciono isto, pois é o caso mais famoso e longo de sanções internacionais, sempre foram acumulando sanções mais amplas e isolamento internacional, durante décadas, mas ainda assim nunca mudaram o regime.
Também, amplas sanções e isolamento internacional não conseguiram empurrar Cuba para os braços dos Yankees, mesmo depois de mais de 60 anos de um embargo criminoso e brutal. Os EUA atualmente aplicam amplas sanções a mais de 35 países adicionais, causando sofrimento humanitário dramático.
Por outro lado, enquanto amplas sanções corroem a economias e resultam em mortes desnecessárias em alguns países, o isolamento do Ocidente nunca teve impacto para mudar esses países.
Para os países que vão contra os interesses americanos, as tentativas dos EUA e de outros governos ocidentais de isolá-los, fazem seus líderes usar as sanções para polir suas credenciais antiocidentais, mesmo que tenham deixado de liderar o movimento anticolonial há muito tempo. Como um ornitorrinco nunca evoluirá para um réptil.
O imperialismo dos EUA que cercou e ameaçou a Rússia que reagiu apossando de território de língua russa na Ucrânia, e historicamente sempre ligada aos russos, apesar de ser o País mais sancionado da história, nunca perderá sua postura em relação aos EUA: fatores como seu nacionalismo, potência militar e a maior potência nuclear do mundo, e sua sólida destreza de caminhos alternativos, com ajuda de fortes aliados como a China e Índia entre muitos outros de menor porte econômico.