A Prefeitura tem um forte papel de promotora dessa cultura no município por meio de fornecimento gratuito de milhares de mudas e apoio técnico ao longo do ano. -----
Nesta quarta-feira Araucária sediou o II Encontro Regional sobre Morangos. O evento reuniu mais de 300 pessoas, entre produtores de morango da região metropolitana, técnicos e parceiros. O evento, com palestras e oficinas, ocorreu no Salão da Sociedade Rural São Casemiro, na Colônia Cristina, região onde muitas famílias obtêm renda por meio dessa fruta. O encontro é uma realização da Prefeitura de Araucária/Secretaria de Agricultura e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR – Paraná), com apoio de diversos parceiros. Araucária é um dos maiores produtores de morango no Estado. Ao longo do ano, os produtores do município contam com o apoio da Prefeitura na distribuição gratuita de mudas e na orientação técnica. O IDR e SENAR são parceiros importantes nessas ações.
O produtor rural Pedro Surek, da localidade de Taquarova, em Araucária conta que produz morango há mais de 20 anos e vende na região e na Ceasa. Como a grande maioria dos produtores da fruta no município, o trabalho na lavoura envolve a família. Ele esteve no encontro regional para aprender mais sobre combate a pragas e também para saber sobre novas variedades disponíveis. De Fazenda Rio Grande, Valdelei de Souza Major e Rodolfo Fernandes Major, pai e filho respectivamente, também participaram do evento na Colônia Cristina. Valdelei produz morango há sete anos na propriedade da família e o filho [Rodolfo] começou a trabalhar na produção neste ano. Eles ressaltam a importância do evento para ter contato próximo com técnicos e saber das novidades para uma produção cada vez melhor.
Ao longo do dia, diversos temas foram abordados no encontro regional. Entre eles estão: atualização sobre diferentes sistemas de plantio, mesa redonda sobre comercialização, controle de doença na plantação, irrigação e boas práticas de congelamento e agroindustrialização. Paralelo a isso, os produtores ainda puderam ter mais informações, por exemplo, sobre questões relacionadas a crédito rural e insumos para a produção.
-------
ARAUCÁRIA DESTAQUE – Não é por acaso que a Colônia Cristina/Araucária recebeu este encontro regional. O município caminha para ser referência na produção de morango no Estado do Paraná. A Prefeitura tem um forte papel de promotora dessa cultura no município por meio de fornecimento gratuito de milhares de mudas e apoio técnico ao longo do ano. A cultura do morango começou como um complemento de renda para muitas famílias do campo e, hoje, é a fonte de renda principal para várias delas.
Conforme levantamento do IDR Araucária, em 2022, a produção da fruta no município rendeu aproximadamente R$ 38 milhões e envolveu cerca de 300 famílias. A produção do morango ganhou espaço nas pequenas propriedades e tem se tornado mais viável e lucrativa que outras culturas no município. A região que compreende as localidades de Colônia Cristina, Rio Verde, Ipiranga, Campestre e Taquarova concentram a grande maioria da produção de morango no município. O produtor rural de Araucária que desejar mais informações sobre a produção de morango pode se dirigir à Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG) que fica à rua Profᵃ Kazimiera Szymanski, 67, Porto das Laranjeiras. O atendimento ocorre das 8h às 12h e das 13h às 17 horas. Informações: (41) 3614-7530.