Publicado por Jessica Alexandrino - DCM ------- A Livraria Cultura conseguiu uma liminar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para suspender sua falência, em uma decisão deferida pelo ministro Raul Araújo e homologada nesta quinta-feira (29). Segundo o advogado que representa a empresa, Gustavo Bismarchi, a partir de sexta-feira (30) “todas as medidas” serão tomadas para reabrir as unidades em São Paulo e Porto Alegre.
“A liminar passará a valer assim que os agentes do poder público forem comunicados. A partir de amanhã, já serão implementadas todas as medidas para reabertura das lojas, até julgamento definitivo do recurso, o que viabiliza a retomada das atividades da Livraria Cultura”, afirmou Bismarchi, ao G1.
Na decisão, o magistrado determinou que sejam retomadas as obrigações do plano de recuperação judicial da empresa, que a assembleia geral de credores aprovou e a Justiça homologou em 2018. O Tribunal de Justiça de São Paulo, que decretou a falência da livraria em fevereiro deste ano, ainda será comunicado da decisão e a íntegra do texto deve ser publicada no próximo dia 3.
A Livraria Cultura passou a enfrentar uma crise em 2015, depois do recolhimento do mercado editorial. O processo de recuperação judicial se estendeu durante mais de quatro anos e a empresa chegou a alegar dívidas de R$ 285,4 milhões, sendo a maior parte com fornecedores e bancos.