© Sputnik / Aleksei Maishev ---
Sputnik Brasil ----
Depois que Yevgeny Prigozhin, chefe do Grupo Wagner, aceitou cessar o motim iniciado ontem (23), o Kremlin informou neste sábado (24) que o processo criminal aberto contra Prigozhin será encerrado e que o líder do grupo vai se mudar para Belarus.
De acordo com o porta-voz presidencial, Dmitry Peskov, os combatentes do Grupo Wagner que participaram dos eventos de hoje (24) não serão processados. Ao mesmo tempo, Peskov informou que os combatentes que quiserem poderão fechar contrato com o Ministério da Defesa russo.
O porta-voz também falou sobre a mediação feita pelo lado belarusso, através do presidente Aleksandr Lukashenko. Ele disse que tanto Lukashenko quanto o presidente Vladimir Putin decidiram que Minsk será um mediador para chegar a acordos, e que a iniciativa partiu pessoalmente do chefe de Estado belarusso.
"Havia o objetivo maior de evitar derramamento de sangue, confronto interno e confrontos com resultados imprevisíveis. É para esses objetivos que os esforços de mediação de Lukashenko foram feitos, e o presidente Putin tomou uma decisão relevante sobre isso", disse Peskov a jornalistas, acrescentando que o telefonema entre os dois presidentes foi sincero e "muito construtivo".
O porta-voz informou que o ocorrido em nada mudará a operação russa na Ucrânia, a qual continuará normalmente.
Por fim, Peskov afirmou que "nenhum novo discurso de Putin é esperado em um futuro próximo".
---------------------------------------------
Forças russas destroem com armas de alta precisão locais de armazenamento de mísseis estrangeiros ----- Sputnik Brasil ----
O agrupamento de tropas russas Yug (Sul) repeliu com sucesso quatro ataques das Forças Armadas da Ucrânia na direção de Donetsk, declarou nesta sexta-feira (23) o tenente-general Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa russo.
Durante os combates na referida direção foram eliminados mais de 90 combatentes ucranianos, dois veículos blindados de combate, três picapes e obuseiros D-20 e Msta-B. De acordo com ele, na área de Chasov Yar na República Popular de Donetsk (RPD) foi destruído um depósito de munições da 118ª Brigada de Defesa Territorial.
Nas últimas 24 horas as tropas ucranianas perderam na direção sul de Donetsk mais de 130 militares, cinco tanques, três veículos de combate de infantaria, três veículos blindados de combate, quatro carros, dois obuseiros D-20, bem como uma peça de artilharia autopropulsada Krab de produção polonesa.
Konashenkov informou que nesta noite (23) as tropas russas realizaram um ataque conjunto com armas de alta precisão contra os locais de armazenamento de mísseis do Exército ucraniano, incluindo de produção estrangeira. Os objetivos do ataque foram alcançados, todos os locais designados foram atingidos, acrescentou ele.
Na região de Carcóvia os militares russos suprimiram atividades de dois grupos de sabotadores na área de Timkovka, ao todo foram liquidados até 30 militares ucranianos, dois veículos blindados de combate, três carros e uma peça de artilharia autopropulsada Krab de fabricação polonesa.
Defesa antiaérea da Rússia derrubou nas últimas 24 horas 15 projéteis de sistemas de lançamento múltiplo de foguetes Himars e bombas guiadas JDAM, 11 drones e quatro mísseis táticos Tochka-U, aponta a entidade militar russa.
Na direção de Kherson unidades russas eliminaram mais de 40 militares ucranianos, quatro carros e um sistema de artilharia M777 dos EUA.
De acordo com os dados do Ministério da Defesa da Rússia, desde o início da operação militar especial foram destruídos: 444 aviões da Ucrânia, 240 helicópteros, 4.751 drones, 426 sistemas de defesa antiaérea, 10.297 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.129 lançadores múltiplos de foguetes, 5.204 peças de artilharia de campanha e morteiros e 11.126 veículos militares especiais.