Foto: reprodução -------
Publicado por Augusto de Sousa - DCM ------
A Polícia Civil do Paraná está investigando três universitários de uma instituição privada em Foz do Iguaçu por apologia ao nazismo e possível associação criminosa. As investigações foram iniciadas há dois meses após a universidade denunciar o ocorrido e, desde então, a polícia tem realizado ações para apurar o caso.
Segundo o Metrópoles, mandados de busca e apreensão foram expedidos. A polícia cumpriu seis dessas apreensões em diferentes residências. Em um dos celulares analisados, foram encontradas mensagens preconceituosas em um grupo de aplicativo que reunia colegas de classe. Os conteúdos das mensagens apontam para discursos racistas, homofóbicos e elementos relacionados ao nazifascismo.
Segundo o secretário de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade de Foz do Iguaçu, Ian Vargas, foram identificadas mensagens com teor como “essa aí vai para o gás” e “eu adoro negros, pena que pararam de vender”, além de referências ao ditador nazista Adolf Hitler.
Durante a prisão, um dos universitários demonstrou incomodo ao constatar que o delegado responsável pelo inquérito é negro.
Como resultado das investigações, três dos universitários estão sendo monitorados com tornozeleira eletrônica além de serem proibidos de entrar na faculdade. Se forem condenados, poderão enfrentar penas que variam de 2 a 5 anos de prisão por apologia ao nazismo e até 3 anos por associação criminosa.