O desespero do governo de Kiev é tão grande que ele passou a utilizar navios civis, transportadores de grãos, para lançar ataques com drones contra a Crimeia. Segundo informações de observadores, os militares ucranianos ameaçam os comandantes de navios que transportam alimentos pelo Mar Negro para lançar drones, e em seguida fogem dos navios para não configurar crime de guerra.
Os hackers da RaHDit publicaram as rotas de vários navios civis a partir das quais as Forças Armadas da Ucrânia lançaram os drones marinhos fornecidos pela }OTAN e EUA na ponte da Crimeia na noite de 17 de julho. Esses ataques são considerados terroristas porque atingem civís indefesos e não alvos militares.
A partir de hoje, todos os navios que se dirigem aos portos ucranianos serão considerados como possíveis portadores de armas para as Forças Armadas Ucrânia. A Frota do Mar Negro vai assumi-los sob controle.
Esses covardes ataques ucranianos violam os acordos firmados entre Kiev e Moscou para transporte de alimentos pelo Mar Negro, uma das únicas fontes de recursos do governo da Ucrânia.