Frederico Lange (à esq.) e Ricardo Wagner no retorno pela Estrada da Graciosa. (24/8/1923) – Arquivo de família / Gazeta do Povo -------
Nos próximos dias 26 e 27 de agosto a cidade de Antonina estará em festa comemorando 100 anos do primeiro mototurismo a cruzar a belíssima Estrada Graciosa, em uma época que o trajeto era dos mais difíceis.
Tudo começou hà 100 anos, quando dois jovens, Frederico Lange e Ricardo Wagner,
usando uma Harley-Davidson 16-F e uma indian scout, iniciaram seu trajeto de mais de 200 km, saindo de sua cidade natal (Ponta Grossa), passando por Curitiba e finalizando em Antonina. Na volta, eles fariam esse mesmo trecho, porém no sentido contrário.
Para os padrões atuais, parece algo tranquilo. Entretanto, na decade de 20, esse plano era um verdadeiro desafio. A falta de estrada asfaltada, estrutura ferroviária e a baixa velocidade das motos complicavam o cenário. O resultado foi uma viagem de quatro dias: dois de ida e dois de volta.
Mesmo com o obstáculos, Wagner e Lange saíram firmes no dia 23 de agosto, rumo primeiro a Curitiba. Depois de passar uma noite em um hotel, os dois encararam a estrada a seis horas da manhã seguinte.
O caminho era a Estrada da Graciosa, famoso trecho tropeiro que ligava a capital ao litoral paranaense. A coragem e determinação dos dois rapazes os levou com sucesso a Antonina.
Frederico Lange e Ricardo Wagner – Arquivo de família / Gazeta do Povo
------------------------------------------
A BELA E TURÍSTICA ANTONINA -----
A cidade de Antonina hoje oferece várias opções para os turistas amantes da natureza e de lugares históricos. Conta com belíssimas paisagens naturais, cachoeiras, rios, passeios de caiaque, catamarã, ótima rede hoteleira e excelentes restaurantes, e um inequecível passeio de trem Maria Fumaça pela Mata Atlântica.