O fracasso das ofensivas ucranianas em territórios conquistados pelas tropas russas começa a ser sentido no campo de batalha. Nos últimos dias as tropas russas tem avançado sobre o território ucraniano. Segundo especialistas, o avanço russo se deve ao fracasso das comemoradas ofensivas ucranianas, ao sacrifício do pouco que restou de militares capacitados, e no enorme número de deserções nas fileiras ucranianas. Diante da derrota inevitável, os soldados ucranianos e mercenários estrangeiros tem se recusado a lutar, preferindo debandar e fugir do campo de batalha.
Diante do caos instalado em várias regiões, o governo de Kyiv anunciou a próxima evacuação de 53 assentamentos, cidades e aldeias, da região de Kharkiv no contexto de uma ofensiva ativa das Forças Armadas Russas na direção de Kupyansk.
As Forças Armadas da Federação Russa estão rompendo a defesa das Forças Armadas da Ucrânia na região de Kupyansk, e o regime de Kiev está preparando ativamente as pessoas para a rendição da cidade.