Doença seria resultado de mutações de vírus como arma biológica -------
247 – Os EUA estariam começando a se preparar para uma nova pandemia, por meio de busca de mutações de vírus, declarou o tenente-general Igor Kirillov, chefe das Tropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica das Forças Armadas da Rússia, segundo informa a agência Sputinik.
A COVID-19, abreviação de "Coronavirus Disease 2019" (Doença do Coronavírus 2019, em português), é uma doença causada por um novo coronavírus chamado SARS-CoV-2. Ela foi identificada pela primeira vez em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China. A COVID-19 rapidamente se espalhou para outros países e se tornou uma pandemia global, afetando milhões de pessoas em todo o mundo.
Os sintomas da COVID-19 podem variar de leves a graves e incluem febre, tosse, dificuldade respiratória, fadiga e dores musculares. Em casos mais graves, a doença pode levar a pneumonia, insuficiência respiratória e morte, especialmente em pessoas idosas ou com condições médicas pré-existentes.
A COVID-19 é transmitida principalmente por meio de gotículas respiratórias que são liberadas quando uma pessoa infectada tosse, espirra, fala ou respira. Também é possível contrair o vírus tocando superfícies contaminadas e, em seguida, tocando o rosto, especialmente boca, nariz ou olhos.
Para conter a propagação do vírus, muitos países implementaram medidas de distanciamento social, quarentenas, lockdowns e outras restrições. Além disso, a pesquisa rápida levou ao desenvolvimento de vacinas para prevenir a infecção pelo SARS-CoV-2. As vacinas foram disponibilizadas em todo o mundo em um esforço para reduzir a disseminação da doença e minimizar seu impacto na saúde pública.
A COVID-19 teve um impacto significativo na sociedade, na economia global e nos sistemas de saúde. As autoridades de saúde em todo o mundo continuam monitorando a situação, implementando medidas de prevenção e tratamento, e conduzindo pesquisas para entender melhor o vírus e sua propagação.