O líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu, confirmou nesta quarta-feira, 30, que a Cufa (Central Única das Favelas) do Paraná vai receber R$ 1,6 milhão para custear as despesas com a realização das Taça das Favelas, maior competição esportiva no estado com 11.636 atletas que vão disputar 146 jogos em 16 grupos (12 masculinos e quatro femininos) entre 64 equipes de futebol.
"Competições, como a Taça das Favelas, e outros projetos desenvolvidos pela Cufa e demais entidades são fundamentais às comunidades, importantes para dar visibilidade aos setores excluídos. Os jovens e as crianças que participam das atividades de esportes e artes estão mais distantes da violência", disse Zeca Dirceu.
O diretor Cufa, Wanderley Mafra, disse que o campeonato, o maior do mundo, é disputado entre várias cidades. "A disputa final será no dia 18 de novembro, na Arena da Baixada e será transmitida para todo o estado pela RPC/Rede Globo no Paraná. A taça é mais que um evento de futebol, é uma incrível jornada trilhada pelas favelas do Paraná", disse.
Há poucos meses, Zeca Dirceu também destinou R$ 300 mil para o Projeto de Dança das Favelas. "Além da Taça, Zeca tem sido um parceiro da Cufa em diversos projetos, como o Athus Esportes e o Natal da Cufa", disse Mafra.
Zeca Dirceu o trabalho da Cufa nas ações afirmativas e nos projetos sociais aos moradores das favelas."A Cufa é organizada, articulada, consegue estabelecer boas parcerias, inclusive com o setor privado, e está de fato presente nas favelas levando educação, esporte, cultura, lazer e oportunidades de emprego e empreendedorismo, capacitação profissional", disse.