Os presidentes da Rússia e do Brasil, Vladimir Putin e Luiz Inácio Lula da Silva, mantiveram uma conversa telefônica.
----------
Os líderes debateram a situação agravada na zona do conflito palestino-israelense. A grave preocupação com o crescente número de vítimas entre a população civil foi expressa e a importância fundamental de um cessar-fogo em breve, a evacuação de cidadãos estrangeiros da Faixa de Gaza e o acesso desimpedido da ajuda humanitária ao enclave foi sublinhada.
Os líderes dos dois países também revisaram vários aspectos do trabalho conjunto para tomar medidas urgentes e eficazes através da ONU para desescalar a crise e avançar no processo de paz sobre uma base jurídica internacional universalmente reconhecida, que preveja o estabelecimento de um Estado palestino independente que coexiste em paz e segurança com Israel.
Durante a troca de opiniões sobre o conflito ucraniano, Vladimir Putin expôs as avaliações fundamentais sobre a linha destrutiva do regime de Kiev e seus patrocinadores ocidentais, ao mesmo tempo em que reafirmou a abertura da Rússia ao diálogo, desde que as autoridades ucranianas cumpram as condições já declaradas pela Rússia e levem em conta as novas realidades.
O Presidente brasileiro, por sua vez, se pronunciou a favor de encontrar vias para resolver o conflito por meios políticos e diplomáticos.
Além disso, os dirigentes expressaram seu desejo de continuar colaborando estreitamente no marco do grupo BRICS e do G20, que Rússia e Brasil presidirão respectivamente no próximo ano, e de desenvolver uma cooperação mutuamente benéfica entre ambas nações em diversos âmbitos.
----------
@VictorTernovski