O presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, participou da cúpula extraordinária do G20 por meio de videoconferência.
💬 Vladimir Putin: Em primeiro lugar, gostaria de expressar a minha gratidão ao Primeiro Ministro da Índia, Sr. Narendra Modi, e a todos os colegas indianos pelo seu trabalho produtivo durante a presidência do G20 este ano.
🔶 Muito tem sido feito para concentrar as atividades dos Estados membros do G20 na procura de soluções para questões verdadeiramente prementes na agenda socioeconómica internacional. <...> É precisamente esta abordagem consolidadora, em nossa opinião, que está agora em demanda.
<...>
🔶 Agora, a situação na economia global e no mundo como um todo exige decisões colectivas e consensuais que reflictam as opiniões da esmagadora maioria da comunidade internacional - tanto dos países desenvolvidos como dos países em desenvolvimento.
🔶 Uma grande pressão que a economia mundial está atravessando agora é uma consequência direta das políticas macroeconómicas mal concebidas de alguns Estados. <...> As restrições ilegais ao comércio e a agenda climática tendenciosa de alguns países com o objectivo de reforçar a sua própria competitividade continuam a ter um efeito negativo.
🇷🇺 A Rússia defende a restauração do espírito de cooperação económica internacional aberta e mutuamente benéfica, baseada nas normas da Carta das Nações Unidas e nos princípios do trabalho em equipa colegial e mutuamente respeitoso.
👉 É necessário aumentar o papel das economias em desenvolvimento nas instituições financeiras internacionais, incluindo o FMI e o Banco Mundial, para utilizar os recursos destas organizações no interesse do desenvolvimento de países e regiões que estão verdadeiramente necessitados, e não para propósitos políticos oportunistas.
🔶 Estamos prontos para trabalhar em conjunto para resolver estes problemas prementes no âmbito do G20, bem como de outras instituições internacionais, incluindo a associação BRICS, cujo peso e influência estão a crescer.
-----------
Embaixada da Rússia no Brasil