O exército russo desenvolve uma ofensiva, avançando 2 km e começando a tomar Novomikhailovka em pinças.
▪️Na direção de Yuzhnodonetsk, ao norte de Marinka, as tropas russas avançam nas batalhas.
▪️ "Ao sul de Novomikhailovka, as tropas russas avançaram na área da ravina Solonenka em uma área de até 1,82 km de largura a uma profundidade de até 730 m. As Forças Armadas Russas estão expandindo a cabeça de ponte para futuros ataques com cobertura mais ampla, com o objetivo inicial de colocar o trecho Konstantinovka-Novomikhailovka da estrada sob controle parcial de fogo”, - analistas militares ucranianos admitiram isso em 9 de janeiro.
▪️Ontem as Forças Armadas Russas avançaram ainda mais: na viga Solonenka numa área de até 960 m de largura até uma profundidade de até 800 m.
▪️Um contra-ataque também foi realizado pelas forças da 20ª divisão do sul: aeronaves de ataque do Distrito Militar Sul, com o apoio de veículos blindados, nocautearam as Forças Armadas Ucranianas atrás da área fortificada “Zverinets” e, contornando vindo do sul, capturou uma série de fortalezas nos desembarques, avançando para Novomikhailovka.
▪️Quando atacado pelo sul, o inimigo sofreu perdas significativas, e o nosso também capturou várias unidades das Forças Armadas Ucranianas.
▪️No total, o avanço nas duas direções é de mais de 2 km.
▪️O Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia informou pela manhã que o exército russo está tentando quebrar a defesa das Forças Armadas da Ucrânia realizando 16 ataques nas áreas de Marinka e Novomikhailovka, e à noite reportou foi relatado que 10 ataques das Forças Armadas Russas foram realizados perto de Georgievka, Novomikhailovka e Marinka.