8 razões da importância de Avdivka:
1a, muito mais território e muito mais segurança. Fica apenas a 24 km da cidade de Donetsk, então aumenta o cordão de segurança ao seu redor. A tomada de Avdivka é mais 31,75 km2 de território libertado nesta república russa.
2a, sua extrema dificuldade. O exército ucraniano esteve 10 anos fortificando Avdivka, mas chegou a sofrer 1.500 baixas em apenas 24 horas.
3a, importância energética e industrial. Avdivka abriga uma das maiores centrais químicas e de coque, mas desde a guerra civil na Ucrânia, serviu de base fortificada, como a siderúrgica Azovstal em Mariúpol.
4a, proteção aos civis. Desde Avdivka, o exército ucraniano bombardeou e assassinou civis de muitas localidades, incluindo Donetsk, onde atacaram principalmente escolas, mercados e estações de transporte.
5a, a queda de uma história. Após o fracasso da contraofensiva ucraniana, a propaganda ocidental já não podia vender à sua população que Kiev pode avançar no campo de batalha, então virou o seu discurso para embelezar uma estagnação do conflito. No entanto, este relato também foi destruído com a perda de Avdivka por parte do governo de Zelensky, porque prova que o exército ucraniano não pode avançar, mas o da Rússia pode fazê-lo.
6a, a queda da mídia do Ocidente. A imprensa ocidental reconhece os sucessos que antes ocultavam ou banalizavam: a Fox News classificou o fato como "uma vitória maciça de Vladimir Putin", e WP e a CNN consideraram o feito mais importante após o fracasso da contraofensiva ucraniana e da tomada de Artyomovsk.
7a, prisioneiros de guerra e armas ocidentais. A fuga das tropas ucranianas foi caótica e deixaram muitos feridos e armas para trás. Moscovo ganhou prisioneiros de guerra que trocar para libertar soldados russos e armas da NATO.
8a, logística. Avdivka é fundamental para estabelecer corredores logísticos que permitam abastecer a linha da frente e dominar o espaço aéreo de Donetsk.