A imagem de um mártir é o que Bolsonaro precisa para tirar o foco de suas mazelas e atrair milhões de novos incautos -----
por Luis Nassif em Jornal GGN ----------
O maior perigo dessa manifestação bolsonarista deste domingo, com Caiado e o apoio financeiro de algumas das fortunas do Agro, é uma tentativa de reeditar um Horst Wessel caboclo, para redourar os brasões hora tisnados de Jair Bolsonaro. A imagem de um mártir é o que ex-presidente e seus meninos precisam para tirar o foco de suas mazelas e atrair milhões de novos incautos.
--------
Sobre Horst Wessel---
Horst Wessel era membro da Sturmabteilung (SA), a ala paramilitar do Partido Nazista, que se tornou um símbolo de propaganda na Alemanha nazista após seu assassinato em 1930 por dois membros do Partido Comunista da Alemanha (KPD).
----------
Juventude e ativismo político----
-
Horst Ludwig Georg Erich Wessel nasceu em 9 de outubro de 1907, em Bielefeld, Vestfália, Alemanha. Ele era filho de um pastor luterano e estudou direito em Berlim. No entanto, ele abandonou os estudos em 1926 e ingressou no Partido Nazista. Wessel rapidamente se tornou uma figura proeminente nas SA, conhecido pela sua violência e fanatismo. Ele também foi um talentoso poeta e compositor e compôs a canção “Die Fahne hoch” (A Bandeira no Alto), que mais tarde se tornou o hino do Partido Nazista.
-------
Assassinato e martírio---
Em 14 de janeiro de 1930, Wessel foi baleado e morto em seu apartamento por dois membros do KPD. As circunstâncias exatas da sua morte permanecem obscuras, mas a propaganda nazi retratou-o como um mártir morto pelas suas convicções políticas. A sua morte foi amplamente divulgada pelo Partido Nazista, que a utilizou para incitar o sentimento anticomunista e retratar-se como vítima de violência.
--------
Propaganda e legado----
A morte de Wessel foi explorada por Joseph Goebbels, o ministro da propaganda nazista, que o transformou numa figura de culto. Sua canção “Die Fahne hoch” tornou-se o hino do Partido Nazista e sua imagem foi usada em cartazes, selos e outros materiais de propaganda. Wessel também foi condecorado postumamente com o Distintivo de Ouro do Partido, uma das maiores honrarias do Partido Nazista.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o uso da música e da imagem de Wessel foi proibido na Alemanha. No entanto, ele continua a ser uma figura controversa e o seu nome ainda está associado ao extremismo de extrema direita.