🎙Discurso de Sergey Lavrov durante a XIII Conferência do Oriente Médio do Clube Valdai (Moscou, 13 de fevereiro de 2024)
----------------
🔶 Durante o ano passado, a questão do Médio Oriente assumiu o primeiro plano da política mundial. Os acontecimentos de 7 de outubro de 2023 abalaram o Médio Oriente e o mundo inteiro. A Rússia condenou imediatamente o ataque do Hamas aos civis israelitas.
🔶 Partimos do fato de que era necessário resolver este conflito “pela raiz”. Em 15 de outubro de 2023 <...> propusemos no Conselho de Segurança da ONU a adoção de uma resolução pedindo um cessar-fogo. Estipularam até um cessar-fogo humanitário, não uma pausa. Isso foi bloqueado pelos americanos.
🔶 As consequências da atual escalada são também visíveis em outras partes da região, incluindo na Cisjordânia.
🔶 Advertimos repetidamente que durante muitas décadas houve um problema palestiniano por resolver, uma incapacidade de criar um Estado viável e de pleno direito, de acordo com as decisões da ONU.
🔶 É gratificante que <...> os nossos amigos árabes estejam cada vez mais conscientes da necessidade de eliminar as contradições que existem entre eles, a fim de resolver os assuntos no Médio Oriente e no Norte de África, confiando nas suas próprias forças, sem interferência externa.
🔶 Em 23 de janeiro de 2024, foi realizada uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a questão palestina. Como medidas práticas, chamou-se a atenção para a nossa iniciativa de longa data de realizar consultas com países-chave da região para harmonizar as suas abordagens em apoio à criação de um Estado Palestiniano.
🔶 Apoiamos firmemente a garantia da segurança da navegação comercial e das linhas de transporte globais, incluindo no Mar Vermelho. Mas não podemos concordar com as ações dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, que, sob um pretexto rebuscado, lançam ataques com mísseis e bombas no território de um Estado soberano.