Ex-oficial da CIA acredita que caças F-16 da Ucrânia não vão durar dois dias na guerra contra a Rússia
por Carlos Ferreira - Aeroin ---------
Larry Johnson, ex-oficial da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), afirmou que os caças F-16 fornecidos à Ucrânia pelos países ocidentais serão rapidamente destruídos pela Rússia. Ele também observou que a Ucrânia não teria capacidade para fornecer a manutenção adequada a essas aeronaves.
Em entrevista ao canal Dialogue Works, do Youtube, ele disse que “eles vão perder os F-16. Assim que entrarem em operação, serão destruídos em 24 a 48 horas”, afirmou Johnson.
Johnson comparou os caças F-16 a carros esportivos de luxo, como Lamborghinis ou Ferraris, que exigem cuidados especiais. “Então, o Ocidente na Ucrânia vai simplesmente estar jogando dinheiro fora novamente. A Rússia tem mísseis terra-ar para destruir esses F-16. Eles não vão durar muito”, completou o ex-oficial da CIA.
A declaração de Johnson vem no contexto de planos anunciados por países como a Holanda e a Dinamarca de treinar pilotos ucranianos e fornecer ao país uma série de caças F-16.
A Holanda tem atualmente 42 dessas aeronaves à disposição, que foram substituídas pelos mais modernos F-35. Segundo autoridades holandesas, eles estariam prontos para transferir até 24 caças para a Ucrânia, enquanto os 18 restantes seriam usados para treinamento de pilotos.
Ainda não há uma data confirmada para a transferência das aeronaves de combate. Por outro lado, os pilotos ucranianos seguem em treinamento para comandar tais máquinas.