Bruno Rodríguez, chanceler de Cuba (Foto: Granma)
------------
O chanceler de Cuba, Bruno Rodríguez, reiterou a urgência do cessar-fogo permanente na Faixa de Gaza, ao comentar a nova resolução aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU.
--------------
Prensa Latina - O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, destacou na rede social X que a resolução do Conselho de Segurança da ONU exige um cessar-fogo em Gaza para o mês do Ramadã.
“Os Estados Unidos foram o único país que não a apoiou, embora o texto não exija um cessar-fogo permanente, que Cuba considera urgente”, sublinhou o chefe da diplomacia cubana na plataforma.
A resolução aprovada nesta segunda-feira (25) apela a um cessar-fogo imediato durante o mês do Ramadã, que conduza a uma cessação duradoura e sustentável do conflito, e ao regresso dos reféns detidos pelo grupo de resistência palestino Hamas.
Ao mesmo tempo, sublinha a necessidade urgente de permitir que mais ajuda vital chegue a uma população faminta no território sitiado, em conformidade com o direito internacional.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas considera também urgente a necessidade de expandir o fluxo de assistência humanitária e de reforçar a proteção dos civis em toda a Faixa de Gaza.
Da mesma forma, reiterou a sua exigência de eliminar os obstáculos à prestação de assistência humanitária em grande escala.