Vladimir Putin discursa perante a Assembleia Federal (Foto: Evgenia Novozhenina/REUTERS)
---------
Putin disse que os EUA entendem que se enviarem tropas americanas para território russo – ou para a Ucrânia – a Rússia tratará a medida como uma intervenção ------
Reuters - O presidente Vladimir Putin alertou o Ocidente na quarta-feira que a Rússia estava tecnicamente pronta para uma guerra nuclear e que se os EUA enviassem tropas para a Ucrânia, isso seria considerado uma escalada significativa do conflito.
Putin, falando poucos dias antes das eleições de 15 e 17 de março, disse que o cenário de guerra nuclear não está "apressado" e que não vê necessidade do uso de armas nucleares na Ucrânia.
"Do ponto de vista técnico-militar, estamos, é claro, prontos", disse Putin, 71 anos, à televisão Rossiya-1 e à agência de notícias RIA, em resposta a uma questão sobre se o país estava realmente pronto para uma guerra nuclear.
Putin disse que os EUA entendem que se enviarem tropas americanas para território russo – ou para a Ucrânia – a Rússia tratará a medida como uma intervenção. “(Nos EUA) há especialistas suficientes no campo das relações russo-americanas e no campo da contenção estratégica”, disse Putin, o decisor final na maior potência nuclear do mundo.
“Portanto, não creio que aqui tudo esteja precipitado (confronto nuclear), mas estamos prontos para isso”.
O alerta nuclear de Putin veio acompanhado de outra oferta para conversações sobre a Ucrânia como parte de uma nova demarcação da segurança europeia pós-Guerra Fria. Os EUA dizem que Putin não está pronto para negociações sérias sobre a Ucrânia.
A guerra na Ucrânia desencadeou a crise mais profunda nas relações da Rússia com o Ocidente desde a crise dos mísseis cubanos de 1962 e Putin alertou várias vezes que o Ocidente corre o risco de provocar uma guerra nuclear se enviar tropas para combater na Ucrânia.