Blog do Esmael Morais ---------
No último dia 12 de abril, em entrevista exclusiva ao Blog do Esmael, Roberto Requião anunciou sua pré-candidatura a prefeito da capital paranaense pelo partido Mobiliza, antigo PMN. Durante sua explanação, o ex-governador vaticinou que “a partir de agora” seria incluído nas sondagens eleitorais. Não é isto que está ocorrendo.
De acordo com registros no site do TSE, os institutos de pesquisas estão deixando Requião de fora dos levantamentos de intenção de votos na capital paranaense. Ele deixou o PT no último dia 27 de março para, segundo ele, concorrer à Prefeitura de Curitiba.
Os institutos de pesquisas não podem alegar que desconheciam a pré-canditura de Requião, pois o ex-petista anunciou sua pré-candidatura dia 12 de abril e teve repercussão nacional. A AtlasIntel, por exemplo, só registrou sua sondagem no dia 18 de abril, portanto, seis dias após o anúncio da pré-candidatura.
A Opinião Pesquisas registrou sua sondagem no dia 16 de abril, enquanto a Futura, o instituto do banco, anotou sua pesquisa no dia 18.
Por que os institutos de pesquisa deixaram Requião de fora das pesquisas? O que eles temem?