Estima-se que entre os anos 1503 e 1660, cerca de 185 toneladas de ouro e 17 mil toneladas de prata tenham chegado a Espanha roubados das Américas.
Na Líbia de Kadafi o governo da Jamahirya exigiu que o governo italiano devolvesse ao país as riquezas roubadas na colonização do país, e a Itália passou a ressarcir a Líbia, transformando-se em exemplo para todo o mundo. Com o martírio do líder Muamar Kadafi na guerra de 2012 quando EUA e OTAN atacaram de forma covarde a Líbia, as indenizações italianas cessaram.
De acordo com os números calculados pelo serviço americano de geologia, o Peru produziu 120 toneladas de ouro em apenas um ano (2020). Em relação à prata do México, 5,6 mil toneladas, foram extraídos em 2020.
Imagine a grande quantidade de ouro e prata que as repúblicas latino-americanas produziram desde a sua independência no século XIX.
Além disso, o ouro tomado (ou roubado, se preferir) pelos espanhóis foi obtido através de uma mineração limitada e rudimentar, nada a ver com as tecnologias de mineração e extracção de minerais atualmente.