CUBANA "RAIZ" COMEMORA 100 ANOS DE VIDA

Ela é uma típica mulher cubana, de muita fibra, raiz. Fiel à sua identidase cultural e nacional, comemora 100 anos de vida e de lutas. Conheça a história de Ester Stuar: "Meu nome é Ester Stuar. Nasci no dia 8 de agosto de 1924, pelo que tenho hoje 100 anos Meus ancestrais foram escravos Sou de Cienfuegos, Cuba Minha criação foi pobre. Quando terminei a quarta série tinha que trabalhar mas eu queria seguir estudando e meus pais tentaram por todos os meios que eu chegasse a sexta série. Interessei-me pelo piano e o canto, mas sendo pobre e sem possibilidades, e ainda com atitude foi impossível continuar estudos, mas aprendi a recitar poesias que até hoje, com 100 anos, ainda lembro e recito. Com muita dificuldade cheguei até a oitava série e não consegui continuar por falta de dinheiro de meus pais, mas fui uma leitora ávida e não saia da biblioteca da minha cidade. Casei-me aos 23 anos e meu namorado tinha 25 anos, Foi um esposo muito bom e melhor eu não queria. Tivemos 13 filhos e sempre pensei que meus filhos sim poderiam estudar. O mais velho, ou seja o primeiro, que já tem 76 anos, é muito inteligente e um bom leitor e é técnico em construção. Teve a honra de participar na campanha de alfabetização no ano 1961. Outro filho é piloto de aviação, dois engenheiros, três licenciados em educação que trabalham na universidade e duas professoras de ensino fundamental, dois advogados e a mais pequena estudou Medicina, e uma técnica em bibliotecologia. Todos os meus filhos estudaram graças à Revolução Cubana . Agradeço muito a Fidel Castro, o nosso comandante. Minha cultura adquirida foi através dos livros e da comunicação com meus filhos nas diversas profissões que escolheram. Tenho 12 netos, 7 bisnetos e 1 tataraneto. Uma família linda da qual me orgulho,
Todos me perguntam o segredo de como cheguei aos 100 anos e criando 13 filhos, havendo falecido meu esposo faz muitos anos. Hoje tenho três filhos que já faleceram e não imaginam a dor que sinto. Essa dor está aqui todos os dias, mas temos que continuar vivendo pelos os outros filhos e netos , e demais membros da família, e até pelos vizinhos e amigos. Falo que sempre a gente tem que estar ativo e com vontade de ajudar aos demais Hoje com 100 anos, se precisarem de mim, ai estou para ajudar e colaborar. E vou mais além, quero chegar a meus 120 anos." --------------- Tradução: Terezita