Blog Politicamente -----
Termina nesta quinta-feira (15) o prazo para que os partidos políticos, as federações e as coligações registrem seus candidatos e candidatas para concorrerem nas eleições municipais de 2024. Até às 18h, já eram 10 os pedidos de registro de candidatura, por meio da plataforma on-line da Justiça Eleitoral, para disputa da prefeitura de Curitiba. A novidade no cenário eleitoral na capital do estado foi a entrada de Felipe Bombardelli, pelo PCO.
O TRE fará plantão até às 19h para receber inscrições de forma presencial. A partir dos registros, abre-se prazo para pedidos de impugnação e, posterior, julgamento das candidaturas — o que deve acontecer até o fim da próxima semana. Além de Felipe Bombardelli, estão na lista: Andrea Caldas (PSOL), Cristina Graeml (PMB), Eduardo Pimentel (PSD), Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (SD), Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (União), Roberto Requião (PMN) e Samuel de Mattos (PSTU).
Quem deve ter mais dificuldade em confirmar a candidatura é a jornalista Cristina Graeml. Ela enfrenta uma resistência interna da executiva nacional do PMB que, no início do mês, dissolveu os diretórios estadual e de Curitiba da legenda. Duas ações tramitam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reativar os diretórios. Caso a Corte Eleitoral mantenha a intervenção, a tendência é que o PMB não tenha candidato na eleição de Curitiba.
734 candidatos vão disputar as 38 vagas da Câmara Municipal de Curitiba. Ao todo, foram registradas 40 atas relacionadas às convenções. O número é grande pois, em alguns casos, há mais de um registro por partido ou federação.
Em todo o Paraná, são 1.132 candidatos a prefeito e 31.083 que vão disputar uma vaga nas Câmaras Municipais.