O presidente Lula visitará o Paraná nesta quinta-feira (15) para participar da cerimônia de retomada das operações da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Araucária. Ele também deve anunciar novos investimentos na Refinaria Getúlio Vargas (Repar) e visitar as instalações da fábrica da Renault em São José dos Pinhais.
A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), que acompanhará a comitiva presidencial, destacou a importância da reativação da fábrica e dos investimentos da Petrobras no Paraná, com R$ 1,4 bilhão destinados à Repar e R$ 900 milhões à Fafen.
“Acompanhei de perto a luta dos petroleiros e petroquímicos para reabertura da Fafen e graças ao presidente Lula, que sempre defendeu os trabalhadores e a soberania do país, conseguimos essa vitória. Os investimentos que a Petrobras fará no estado reafirmam ainda mais o compromisso do governo Lula com o desenvolvimento sustentável e integrado do Paraná”, destacou Gleisi.
A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados, que já recebeu seus primeiros trabalhadores recontratados no início de julho, tem a expectativa de gerar mais de 2 mil empregos diretos até o final deste semestre com a retomada das operações.
A Fafen-PR tem capacidade instalada para a produção de 720 mil toneladas/ano de ureia e 475 mil toneladas/ano de amônia, além de 450 mil m³/ano do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32), produto utilizado em veículos a diesel para reduzir as emissões de poluentes.