O deputado federal Zeca Dirceu (PT) mostrou nesta segunda-feira, 26, para os candidatos a prefeito do PT a importância da tarifa zero nos sistemas de transporte público nas pequenas, médias e grandes cidades do Paraná. "A tarifa zero já alcança 16 cidades do Paraná e mais de 100 cidades brasileiras e deve ser uma das principais propostas dos candidatos a prefeito do PT nas eleições de outubro. O acesso gratuito ao transporte público de qualidade deve ser um bem universal como o direito à saúde e a educação, por exemplo", disse.
"Vote e apoie as candidatas e os candidatos que estão comprometidos com a tarifa zero no transporte público municipal e intermunicipal. Onde o PT governa ou apoia como Maricá (RJ) com 197.277 habitantes e Caucaia (CE) com 355 679 habitantes tem tarifa zero. O transporte gratuito é bom para o comércio, trabalhador, estudantes, aposentados e para os empresários. É um diferencial também para gerar emprego e renda para os municípios", completa Zeca Dirceu que integra a Frente Parlamentar da Tarifa Zero na Câmara dos Deputados.
No Paraná já são 16 cidades com a isenção total da tarifa e no Brasil são 101 cidades com uma população de cinco milhões de habitantes. "Cidades como Araucária e Foz do Iguaçu, entre outras, praticam parcialmente a tarifa zero que atende, por exemplo, estudantes, aposentados, pessoas com deficiências e desempregados. Prefeitos querem implantar, por exemplo, ônibus com linhas gratuitas até os postos de saúde e Upas. É mais um passo para a universalização do transporte público", disse Zeca Dirceu.
São mais de 621,7 mil paranaenses, segundo Zeca Dirceu, com transporte público gratuito: Antonina (18.091), Carambeí (23.283), Cianorte (79.527), Clevelândia (15.070), Faxinal (16.389), Ibaiti (28.830), Itaperuçu (31.217), Ivaiporã (32.820), Matinhos (39.259), Morretes (18.309), Palmas (48.247), Paranaguá (156.174 ), Pitanga (33.567), Quatro Barras (24.191), Rio Branco do Sul (37.558) e Wenceslau Braz (19.188).
-----------
Legislação ----
Na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar da Tarifa Zero tem um site (https://tarifazero.org.br/) que reúne a legislação já em vigor e as propostas em discussão no Congresso Nacional, além de apresentar estudos e depoimentos de especialistas e discutir experiências dos 116 municípios brasileiros que já adotaram a medida.
A frente também firmou uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB) para colaborar nos estudos sobre a tarifa zero. Segundo o professor de Ciência Política da UnB Thiago Trindade, mais de 5 milhões de pessoas vivem em cidades que já adotaram a tarifa zero. "Quando as pessoas não gastam mais com transporte, elas têm muito mais renda dentro do bolso", apontou Trindade. "Com mais pessoas nos ônibus, há menos veículos nas ruas, menos trânsito e menos mortes causadas por acidentes."
O professor também acredita que a adoção da tarifa zero pode contribuir para o combate à crise climática. "Não adianta discutir mobilidade urbana sustentável apenas com o carro elétrico", comentou. "Desengarrafar as cidades e levar as pessoas ao transporte coletivo é mais importante agora."
Trindade lembrou que o transporte coletivo vem perdendo passageiros nos últimos anos. "As pessoas estão migrando para transporte de aplicativo e motocicletas", alertou.
-------------
(com informações da Agência Câmara)_