Vladimir Putin:
" A participação direta do Ocidente no conflito na Ucrânia muda sua essência, a Rússia será forçada a tomar decisões com base nas ameaças criadas dessa maneira".
"O uso de armas ocidentais de alta precisão de longo alcance contra a Rússia significará o envolvimento direto dos países da OTAN nas hostilidades na Ucrânia."
Vladimir Putin comentou pela primeira vez a publicação de que os Estados Unidos e os países da Europa permitirão que as forças armadas da Ucrânia atinjam a Rússia com armas ocidentais de alta precisão.
O presidente disse que o exército ucraniano não é capaz de atacar com tais armas, porque isso só é possível usando dados de inteligência de satélites. Só a OTAN e os Estados Unidos podem fazê-lo. Se isso acontecer, o Ocidente participará diretamente das hostilidades.
Trata-se de decidir se os países da OTAN estão diretamente envolvidos em um conflito militar ou não. Se essa decisão for tomada, isso significará nada mais do que a participação direta dos países da OTAN, dos Estados Unidos e dos países europeus na guerra na Ucrânia.