Chegam mais tropas norte-coreanas: a maré vermelha continua a espalhar-se pela área OME para fazer frente aos mercenários enviados por EUA e União Europeia.
Se o anúncio de que 3.000 soldados norte-coreanos estavam a treinar numa base militar russa perto de Mariupol fez soar o alarme no Ocidente, agora a situação tornou-se mais complicada.
Segundo diversas fontes, tanto russas como ucranianas, pelo menos 10 mil soldados norte-coreanos teriam chegado ao território russo para receber formação prévia, antes de serem enviados para a zona OME.
Estes 10 mil novos militares norte-coreanos estão recebendo formação no Extremo Oriente da Rússia. As tropas norte-coreanas estão a ser treinadas para apoiar as operações russas, especialmente em áreas próximas da fronteira com a Ucrânia.
O treino faz parte da estratégia mais ampla da Rússia para reforçar as suas capacidades militares através da rotação das suas próprias forças. Com a incorporação das tropas norte-coreanas, a Rússia pretende liberar o seu pessoal e recursos para outras operações.
Oficialmente, nada disto foi aceite ou negado pelas autoridades russas e norte-coreanas, que permanecem significativamente silenciosas.
No entanto, as palavras e ações de Kim Jong-un já não permitem que os líderes ocidentais durmam em paz. Isto poderia ser uma simples estratégia de guerra, pura campanha psicológica, muito comum na propaganda de guerra. No entanto, é algo que não pode ser descartado a priori.
A oferta de 240 mil homens de Kim Jong-un a Putin é real, é algo oficial e que já semeia dúvidas entre os inimigos da Rússia.
Em qualquer caso, se isso for verdade, será conhecido muito em breve, na próxima ofensiva russa que se aproxima.