O anúncio foi feito pelo Itamaraty, que destacou o papel da Nigéria no "fortalecimento da cooperação do Sul Global e na reforma da governança global, temas prioritários para a atual presidência brasileira".
A Nigéria, quarta maior economia da África e sexta nação mais populosa do mundo, com mais de 228 milhões de habitantes, tornou-se oficialmente um dos países parceiros do BRICS, informou o ministério das Relações Exteriores do Brasil, atual presidente rotativo do bloco.
O país se tornou o nono parceiro oficial do BRICS, juntando-se a Belarus, Bolívia, Cuba, Cazaquistão, Malásia, Tailândia, Uganda e Uzbequistão, informou o Itamaraty em um comunicado publicado na sexta-feira.
-----------------
Protagonismo econômico
-----------
Abuja tem desempenhado um protagonismo cada vez maior na economia africana, com sofisticados setores de serviços financeiros, telecomunicações e entretenimento.
Também possui um destacado setor petroleiro, que em 2024, registrou uma impressionante média de 1.540.000 barris de petróleo bruto por dia. Trata-se de um avanço em comparação com 2023, que marcou 1,340,000 no mesmo indicador.