👍🏻🇷🇺As receitas orçamentais russas subiram a um nível recorde em dezembro, apesar das novas sanções "mais fortes" - Bloomberg.
▪️ As receitas orçamentais russas aumentaram para um nível recorde no mês passado, mesmo depois dos EUA. Os EUA impor um novo e poderoso pacote de sanções ao sector bancário.
▪️ As restrições tinham por objetivo perturbar os pagamentos do comércio externo e limitar as receitas de exportação.
▪️ A receita total em dezembro ultrapassou 4 bilhões de rublos (40 bilhões de dólares), 28% a mais do que no mesmo mês do ano anterior, segundo cálculos da Bloomberg baseados em dados do Ministério das Finanças.
▪️ Este é o nível mais alto registrado nos dados do ministério desde janeiro de 2011.
▪️ Os EUA e seus aliados tentaram travar a maquinaria de guerra do Kremlin restringindo as receitas de exportação, e no final do ano passado impuseram sanções adicionais à indústria energética russa e aos bancos que lhe prestam serviços. Mesmo assim, a receita de petróleo e gás aumentou um terço em dezembro em relação ao ano anterior e está no caminho de aumentar 26% em 2024. Outras fontes de receita registaram ganhos semelhantes ao longo do ano, impulsionados por impostos e dividendos em meio a um forte crescimento económico.
▪️ "O volume de receitas não provenientes do petróleo e do gás em 2024 ultrapassou significativamente as estimativas estabelecidas na lei orçamental para 2025-2027, incluindo as provenientes das maiores fontes fiscais", declarou o Ministério das Finanças em comunicado.
▪️ O aumento da receita permitiu que o governo gastasse mais do que nunca: o gasto total do mês ascendeu a 7,15 bilhões de rublos, batendo o recorde anterior, estabelecido em dezembro de 2022.