Nenhuma nação pode se isolar do mundo
ليس بمقدور اي أمة ان تنعزل عن العالم
Não importa quão forte um ser humano seja, ele não pode e não será capaz de viver sozinho neste mundo.
Não importa o quanto rica uma comunidade humana seja, ela nunca será capaz de se isolar de sua sociedade .
Por mais que sejam grandes os recursos e capacidades de uma nação, ela nunca conseguirá viver sozinha.
O indivíduo humano é uma parte do grupo. O grupo faz parte de uma comunidade. A nação é uma parte da humanidade. A humanidade é uma integração na realidade natural que inclui o indivíduo, o grupo, a nação e a humanidade.
Todo indivíduo que é isolado de sua comunidade enfraquece e morre.
Todo grupo que vive isolado de sua sociedade definha e se extingue.
Toda nação que se isola de outras nações será afastada da civilização humana e se torna fanática e atrasada.
E a humanidade que se desintegra está destinada a cair no mundo dos animais e ao desaparecimento dos animais.
O destino de todo império arrogante e altivo que desdenhe os princípios da verdade e da justiça, desrespeitando e ata quando os direitos vitais de outras nações, só pode ser a queda e o fim, não importa quão poderoso e seus recursos grandes sejam.
Este fato foi notado e descoberto pelo sociólogo e filósofo Antoun Saadeh em seu artigo publicado na revista ( Al Magala ), em São Paulo, Brasil, na edição de abril de 1925, quando ele disse:
"Não acreditamos que exista uma nação que aceitaria se isolar e retirar do mundo se tivesse a escolha, ou que seria capaz de fazê-lo se decidisse fazê-lo."
Será que o império dos Estados Unidos Americanos pode hoje isolar-se do mundo por causa do “estado artificial de Israel” e causar a queda de seu próprio império, assim como os impérios caíram no passado quando foram afligidos pela praga do isolamento e da arrogância?
Somente o futuro responderá a essa grande questão.
A verdade obvia que vemos como nada mais que uma verdade válida para o bem do indivíduo, do comunidade, da nação, da humanidade e do progresso da civilização é a conscientização e o conhecimento que tomam a mente humana como guia para uma vida melhor, que Antoun Saadeh definiu dizendo na revista Al-Majalla no Brasil em 1925:
" A mente humana é toda a humanidade quando suas partes estão conectadas entre si por meio do que se chama de ideias ou pensamentos que circulam entre todas as nações.
Se isso não acontece, não há humanidade em seu sentido moderno, e a palavra humanidade se restringe a expressar o ser humano para distingui-lo do animal."
Muitos impérios surgiram na história da humanidade, e todos os impérios caíram devido ao isolamento, à imprudência e à arrogância.
O destino dos impérios continuará inevitavelmente caindo quando eles serão afligidos pela praga do isolamento, da imprudência e da arrogância.
O sociólogo e filósofo Antoun Saadeh previu esse fato em seu artigo:
"A queda do Império dos Estados Unidos do Mundo moral da Humanidade " que foi publicado em 5 de maio de 1924, dizendo:
"Na hora em que os Estados Unidos assinaram o instrumento de ratificação da colonização francesa da Síria, apesar de seu conhecimento dos males que recairiam sobre a Síria como resultado dessa colonização, a história assinou sua decisão histórica e os Estados Unidos caíram em uma vergonhosa queda moral, e permanecerão caídos até o dia em que os americanos mudarem o que são neles mesmos."
Seja qual for o caso, o incidente desta ratificação é uma mancha preta na história dos Estados Unidos que nada removerá até que a própria história desapareça "
Será que Chegar o dia em que os americanos mudarão e deixarão de se isolar de outras nações devido à arrogância, e retornarão ao seio da história como uma nação forte e civilizada no mundo da humanidade moral?
-------------
Youssef Mousmar,
Diretor Cultural da Associação Cultural Sírio-Brasileira