Mídia Ninja ------
As citações ao Congresso Nacional nas redes sociais dispararam nos últimos meses, acompanhadas de um aumento expressivo nas críticas. Levantamento do analista de redes Pedro Barciela revela que as menções a deputados e senadores saltaram de 2,2 milhões em abril para 3 milhões antes mesmo de junho acabar. Destas, 92% têm caráter negativo.
Segundo Barciela, em um levantamento publicado pelo ICL, a insatisfação pública está ligada principalmente a medidas impopulares, gastos considerados excessivos, percepção de conivência com elites econômicas e a narrativa de que o Congresso seria o “inimigo do povo”.
O analista aponta que a crescente rejeição está associada à atuação do Legislativo, que tem sido vista como uma tentativa constante de pressionar o Executivo, em especial por meio de chantagens políticas.
Entre os temas mais citados negativamente, destacam-se a derrubada do veto presidencial que resultou no aumento da conta de luz (34% das menções) e o crescimento do número de deputados, junto com os custos públicos decorrentes (23%). A derrubada do decreto do IOF, ocorrida no fim de maio, também gerou repercussão, mas ficou em segundo plano.
Um ponto preocupante para os parlamentares é que as críticas não se limitam a opositores do governo. Internautas de diversas correntes ideológicas, incluindo setores antibolsonaristas e até mesmo próximos ao bolsonarismo, têm se manifestado contra o Congresso.