Eles foram entregues com sinais de tortura e execução; prisão é conhecida por violações sistemáticas de direitos humanos
Por Mera Aladam*
Dezenas de corpos de palestinos recentemente entregues por Israel a Gaza foram identificados como provenientes do infame centro de detenção de Sde Teiman, onde as forças israelenses submeteram palestinos a graves violações.
Muneer al-Boursh, diretor-geral do Ministério da Saúde palestino em Gaza, disse em entrevista à Al Jazeera que documentos encontrados dentro de cada saco mortuário revelaram que todos tinham origem em Sde Teiman, com algumas etiquetas indicando que testes de DNA haviam sido realizados em parte dos restos mortais.
As forças israelenses detiveram milhares de palestinos desde o início do genocídio em Gaza, em outubro de 2023, muitos dos quais foram mantidos e interrogados em Sde Teiman.
Tortura, estupro e assassinatos são comuns nas instalações, segundo investigações de veículos e organizações de direitos humanos — entre eles Middle East Eye, CNN e The New York Times — que encontraram amplas evidências de abusos.
O exame forense dos 195 corpos palestinos recentemente devolvidos confirmou relatos consistentes com esses testemunhos.
Boursh observou que as marcas nos corpos indicavam tortura sistemática, esmagamentos por veículos como tanques, estrangulamento, queimaduras, ferimentos graves e lacerações que sugeriam a realização de autópsias. “São cenas horripilantes”, afirmou.
Também houve acusações de que alguns corpos foram devolvidos sem órgãos, reacendendo temores de que patologistas israelenses estariam removendo-os sem consentimento — prática que Israel admitiu em 2009, mas afirma ter encerrado na década de 1990.
Boursh declarou que “não descarta a possibilidade de que alguns corpos tenham tido seus órgãos roubados, mas estamos esperando com cautela até que isso seja comprovado diretamente”. (...).
Continua.
Leia a reportagem completa de Mera Aladam no site da Fepal
https://fepal.com.br/corpos-palestinos-devolvidos-por-israel-vieram-do-infame-campo-de-concentracao-de-sde-teiman/
