por Mídia Ninja ----
A ativista sueca Greta Thunberg (@gretathunberg) informou a autoridades de seu país que sofreu tratamento desumano enquanto estava sob custódia israelense, após ser detida e expulsa de uma flotilha que transportava ajuda humanitária para Gaza, segundo o jornal britânico The Guardian, que teve acesso a informações do governo sueco, país natal da jovem ativista e referência na luta ambiental.
Em um e-mail enviado pelo Ministério das Relações Exteriores da Suécia aos familiares de Thunberg, um funcionário que a visitou na prisão relatou que ela descreveu estar detida em uma cela infestada de percevejos, com acesso limitado a comida e água. “A embaixada conseguiu se reunir com Greta”, diz o e-mail. “Ela informou estar desidratada, tendo recebido quantidades insuficientes de água e comida. Também relatou erupções cutâneas, que suspeita serem causadas por percevejos. Ela falou sobre maus-tratos e disse que foi obrigada a permanecer sentada por longos períodos em superfícies duras”, publicou o The Guardian.
Greta está entre os 437 ativistas, parlamentares e advogados que integram a Flotilha Global Sumud (GSF), uma coalizão de mais de 40 barcos que transportava ajuda humanitária para Gaza e foi interceptada na quarta-feira por forças israelenses. A maioria dos detidos foi levada para Ketziot, uma prisão de alta segurança no deserto do Neguev, usada principalmente para deter presos palestinos. Alguns já começaram a ser transferidos para deportação a seus países de origem, incluindo ativistas da Turquia, Itália e Estados Unidos.
Segundo a ONG Adalah, os direitos dos tripulantes foram “sistematicamente violados”, com denúncias de negação de água, saneamento, medicamentos e acesso imediato a representantes legais.
--------
#freepalestine #palestinalivre
---------------------------------------
MILITARES ISRAELENSES SÃO BESTAS DEMONÍACAS
-------------
por Carlos Pronzato ---
Com quais outras palavras devemos nomear esse "país"? Restam mais palavras no velho Aurélio para descrever as suas ações de roubo de territórios e genocidio desde 1948? E ainda tem gente que defende essas bestas demoníacas.