⭕ *Comunicado de Imprensa nº (1009) emitido pelo escritório de comunicação do Governo Palestino:*
A OCUPAÇÃO ISRAELENSE COMETEU 80 VIOLAÇÕES DESDE A DECISÃO DE CESSAR-FOGO EM GAZA, RESULTANDO EM 97 MÁRTIRES E 230 FERIDOS, INCLUINDO 21 VIOLAÇÕES HOJE, DOMINGO*
Afirmamos que a Ocupação Israelense cometeu uma série de violações graves e repetidas desde o anúncio do fim da guerra na Faixa de Gaza, totalizando (80 violações documentadas) até hoje, domingo, em flagrante e clara violação da decisão de cessar-fogo e das regras do direito internacional humanitário.
Essas violações variam entre os crimes de disparo direto contra civis, os crimes de bombardeio e ataque deliberado, o uso de cintos de fogo e a prisão de vários cidadãos civis. Essas práticas refletem a abordagem agressiva contínua da Ocupação Israelense, seu claro desejo de escalada em terra e sua constante sede de sangue e matança.
Observamos que esses ataques foram realizados pelas forças de ocupação utilizando veículos militares e tanques posicionados nas periferias de bairros residenciais, guindastes eletrônicos equipados com sensores e dispositivos de mira remota, além de aeronaves de combate e drones quadricópteros que continuam a sobrevoar áreas residenciais diariamente, realizando operações de tiro e mirando diretamente em civis.
Essas violações foram monitoradas em todas as províncias da Faixa de Gaza, sem exceção, confirmando que as forças de ocupação não se comprometeram a interromper sua agressão e continuam sua política de matar e aterrorizar nosso povo palestino.
Como resultado dessas violações, 97 mártires foram mortos e mais 230 civis ficaram feridos desde a assinatura do acordo de cessar-fogo.
Responsabilizamos totalmente as forças de Ocupação Israelense por essas violações e violações e apelamos às Nações Unidas e aos garantidores do acordo para que intervenham urgentemente para obrigar as forças de ocupação a interromper sua agressão em andamento e proteger a população civil indefesa na Faixa de Gaza. Afirmamos também que o silêncio internacional contínuo sobre essas violações incentiva a ocupação a persistir em seus crimes contra civis.
✍ *Gabinete de Imprensa do Governo Palestino*
📍 Faixa de Gaza - Palestina
📅 Domingo, 19 de outubro de 2025
_traduzido por IA_