‘Nunca concordamos que qualquer país seja excluído’
-------------
A presidenta do México, Claudia Sheinbaum, anunciou hoje (13) que não participará da Cúpula das Américas, que será realizada no início de dezembro na República Dominicana. A declaração foi feita durante sua coletiva de imprensa diária no Palácio Nacional, conhecida como “Mañanera del Pueblo”, em resposta a uma pergunta sobre o evento.
“Não, não vou participar”, afirmou de forma categórica, acrescentando que o governo avalia se algum representante da Secretaria de Relações Exteriores poderá comparecer em seu lugar: “É isso que estamos vendo, se haverá alguém da secretaria que possa ir”.
Sheinbaum manifestou seu desacordo com a decisão de excluir Cuba, Nicarágua e Venezuela da cúpula. “Pessoalmente, nunca concordamos que qualquer país seja excluído”, declarou.
A presidenta também destacou que a situação interna exige sua atenção, em referência às fortes chuvas que provocaram grandes inundações no centro do México, deixando 64 mortos até o momento. “Diante das circunstâncias atuais, é preciso cuidar do país.”
O anúncio de Sheinbaum ocorre depois que o governo da República Dominicana — fortemente alinhado à política externa de Washington — comunicou, no final de setembro, sua decisão de excluir Cuba, Venezuela e Nicarágua da 10ª Cúpula das Américas, que será realizada nos dias 4 e 5 de dezembro, em Punta Cana.
Segundo explicou o governo do ultradireitista Luis Abinader em comunicado oficial, a medida busca “evitar a polarização política” e “garantir a maior participação possível”, repetindo assim a exclusão implementada pelos Estados Unidos, sob a administração de Joe Biden, na cúpula de Los Angeles em 2022.
----------------------
Detalhes na matéria do correspondente do #BdF em Cuba, Gabriel Vera Lopes 📲 http://bit.ly/3WFM5BO