por Emanuel Cancella ----------
Em 2016, o Jornal do Brasil destacou, com base em Moniz Bandeira: "Moro e Janot atuam com os Estados Unidos contra o Brasil". O cientista político é conhecido por dissecar o poderio norte-americano na desestabilização de países (2).
Publicado em 30/09/2025: AEPET, por meio de Marcelo M. Nogueira, publicou: "Almirante Othon Pinheiro: Do Programa Nuclear ao Lawfare – Um Apelo por Justiça" (3).
O artigo "Inocência Comprovada: A Sentença que Restaura a Honra do Pioneiro Nuclear e Desmascara a Sabotagem Geopolítica da Operação Lava Jato" reforça essa tese.
O site Conjur também publicou que Janot e a Operação Lava Jato teriam atuado contra o Brasil em disputa sobre o programa nuclear (1).
Eu, advogado e petroleiro, e o advogado da Anistia Internacional, André de Paula — que também é meu advogado —, numa terça-feira, 7 de março de 2017, fomos visitar o Almirante Othon na prisão.
Entramos no quartel dos Fuzileiros Navais, em Duque de Caxias (RJ), onde fomos bem recebidos. Entretanto, minutos depois, nos informaram que o Almirante Othon não queria receber visita (10).
Vale lembrar que eu, enquanto Coordenador do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros – FNP, em 2016, denunciei a omissão da Lava Jato em relação à gestão criminosa de FHC e Pedro Parente na Petrobras — até hoje sem resposta. Veja a denúncia na íntegra (5).
Em 2017, lancei o livro “A Outra Face de Sérgio Moro – Acobertando os Tucanos e Entregando a Petrobras”, mesmo tendo sido ameaçado pelo MPF na véspera do lançamento. Mas o livro saiu.
Fato é que também fui condenado em segunda instância por crime de calúnia, por possíveis ofensas ao ex-juiz Sergio Moro. O juiz tentou propor um acordo de silêncio entre as partes (Emanuel e Moro) nos autos. Como não concordei — e não me arrependo — fui condenado em seguida.
Entrei com uma Revisão Criminal, que segue em anexo. Ela é subscrita pelo Dr. André de Paula (advogado, membro da Comissão Dominicana de Justiça, advogado da FIST e da Universidade Aldeia Maracanã), pelo Dr. Desembargador Siro Darlan (notável por seu trabalho na Vara da Infância e Juventude) e pelo Dr. Aderson Bussinger (do Conselho da OAB).
Veja a Revisão Criminal na íntegra (4). Observem o absurdo que foi minha condenação!
Nos dez anos da Lava Jato, em debate na Câmara dos Deputados, em 21/05/2024:
“Essa Operação Lava Jato, na verdade, foi um projeto de poder. Nada mais do que isso”, afirmou o advogado Kakay (Antônio Carlos de Almeida Castro).
“Claro que houve corrupção, e é importante enfrentá-la, mas ninguém pode combater a corrupção cometendo corrupção e rasgando a Constituição.
É o maior escândalo judicial da nossa história. O ministro do STF, Gilmar Mendes, diz que, infelizmente, a Operação Lava Jato, coordenada por um juiz que tinha seus procuradores adestrados, terminou como uma organização criminosa” (6).
Em Tempo: estou suspenso no Facebook por que segundo eles minha matéria não contempla interesses de sua comunidade. Recorri ao MPF, entendo que qualquer materia não pode ferir a CF de 88, quanto ao interesse da comunidade estou me lixando (7)!
https://www.instagram.com/reel/DMyCnSfAiLj/?igsh=MTNsbWV2ZXN5YXU3Nw==
-----------------------------------
Fonte: 1 - https://www.conjur.com.br/2024-ago-05/janot-e-lava-jato-teriam-atuado-contra-brasil-em-disputa-sobre-programa-nuclear/
2 - https://www.jb.com.br/pais/noticias/2016/12/03/moniz-bandeira-moro-e-janot-atuam-com-os-estados-unidos-contra-o-brasil.html
3 - https://aepet.org.br/artigo/almirante-othon-pinheiro-do-programa-nuclear-ao-lawfare-um-apelo-por-justica/?utm_medium=email&utm_campaign=reforco_na_producao_em_buzios&utm_source=RD+Station
4 - file:///C:/Users/penha/Downloads/Revis%C3%A3o%20Criminal%20-%20Emanuel%20Cancella%20-%20STJ.pdf
5 - https://jornalggn.com.br/petroleo-e-gas/federacao-nacional-dos-petroleiros-pede-que-lava-jato-seja-investigada/
6 - https://www.camara.leg.br/noticias/1064913-juristas-e-deputados-apontam-erros-e-acertos-da-operacao-lava-jato-que-completou-dez-anos/
7 - https://emanuelcancella.blogspot.com/2024/09/emanuel-cancella-denuncia-ao-mpf-do.html