OS POVOS DE NOSSA AMÉRICA ESTÃO COM O PRESIDENTE PETRO

 


Via Walkmar Oliveira 

‘Os povos de Nossa América estão com você’ 


Em meio ao aumento das tensões diplomáticas entre Estados Unidos e Colômbia, os presidentes de Cuba e Venezuela manifestaram apoio ao homólogo colombiano, Gustavo Petro. O gesto ocorre após declarações do mandatário estadunidense, Donald Trump, que o chamou de “o pior presidente que a Colômbia já teve” e o acusou de ter “problemas mentais”.



Por meio de sua conta oficial na rede social X, o chefe de Estado cubano, Miguel Díaz-Canel, expressou solidariedade a Petro e condenou o que classificou como uma tentativa dos EUA de “reimpor a Doutrina Monroe” na América Latina.


“Petro, os povos de Nossa América estão com você e com a Colômbia. Rejeitamos a ingerência e as falácias do governo estadunidense, que tenta reimpor a Doutrina Monroe em suas relações com as nações soberanas da América Latina e do Caribe”, publicou.


Por sua vez, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, também manifestou apoio à Colômbia. Durante um ato televisionado, o mandatário afirmou que “Colômbia e Venezuela são uma só nação” e advertiu que qualquer ameaça contra o Estado colombiano “será considerada também uma ameaça contra a Venezuela”. “No coração, nós somos a Grande Colômbia fundada por nosso Libertador Simón Bolívar”, assegurou.


As declarações de solidariedade ocorrem em um contexto em que Trump tem intensificado ataques contra os governos da Colômbia e da Venezuela — acusando-os, sem apresentar provas, de fomentar o narcotráfico e de serem responsáveis pela crise do consumo de drogas que os EUA enfrentam há alguns anos.


Recentemente, a agressividade contra a Colômbia atingiu um novo patamar quando, no último domingo (19), Trump acusou Petro de ser “um líder do narcotráfico”, numa mensagem publicada em sua conta oficial na Truth Social. Na mesma postagem, afirmou que o presidente colombiano “incentiva a produção em massa de drogas” no país.


Leia a matéria de Gabriel Vera Lopes, correspondente do #BrasildeFato em Cuba 📲 https://bit.ly/4oA4vAc