O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)
-------------
Ministro Waldez Góes anunciou ajuda humanitária
--------------
Agência Brasil - O governo federal anunciou o envio de equipes de ajuda humanitária e de apoio às ações de reconstrução dos municípios paranaenses atingidos por um forte ciclone. A declaração foi feita pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, por meio das redes sociais.
Um dos municípios mais atingidos foi Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná. Até o momento, a Defesa Civil do estado registra quatro mortes e 432 feridos na cidade. Mais de 50% da área urbana do município foi afetada. Diversos imóveis, incluindo residências, comércios e prédios públicos, sofreram destelhamentos — muitos deles totais. Houve ainda colapsos estruturais, danos à malha viária e à rede elétrica, o que deixou parte da população sem energia.
O ministro afirmou que está em contato com os prefeitos de Rio Bonito do Iguaçu e de Laranjeiras para prestar orientações sobre os procedimentos para o decreto de situação de emergência.
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também se manifestou prestando solidariedade às famílias. "Este é um momento de união e de soma de esforços entre governos e sociedade para apoiar a população e reconstruir o que foi perdido", afirmou por meio das redes sociais.
--------------------------------------
Gleisi coordena ação da Defesa Civil Nacional no Paraná em apoio às famílias atingidas por tornado.
A ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, acompanha neste sábado (8) a equipe da Defesa Civil Nacional que segue para o Paraná para prestar socorro e apoio às famílias atingidas pelo tornado que devastou parte do município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do estado, na tarde desta sexta-feira (7).
Sob a orientação do presidente Lula, o governo federal enviou uma força-tarefa para atuar na região, com o objetivo de apoiar os municípios nas ações de socorro, ajuda humanitária e reconstrução.
