A grande maioria das pessoas passa por essa vida sem dizer a que vieram, sem deixar rastros ou memória. Outras, raras, como Ailde Mendes Polari, deixaram um legado de história digna e honrada para as novas e futuras gerações.
/
Mais do que palavras, Ailde deixou um exemplo de vida com seu trabalho em benefício da cultura local através da Biblioteca Templo das Musas, de orientação Pitagórica.
A Biblioteca Templo das Musas foi fundada por Ermelino de Leão em 1923. No ano de 1932, após seu falecimento, a biblioteca ficou adormecida por 64 anos e reativada em 1996, por Ailde Mendes Polari, com o mesmo ideal de vivência Pitágorica:- A amizade por base; - O estudo por norma;- Altruísmo por fim.
A biblioteca foi mantida e financiada por Ailde Polari por mais de duas decadas, tendo como objetivo despertar o prazer pela leitura nas crianças e jovens do bairro Batel e região, na cidade de Antonina.
Ailde não apenas dirigia a biblioteca, mas fazia questão de conversar e aconselhar as crianças e jovens que frequentavam o local, auxiliando e as vezes até instruindo nos trabalhos escolares.
/
Também se destacou como benemérita e apoiadora de movimentos culturais de Antonina, como a Filarmônica Antoninense.
/
O trabalho de Ailde em prol da cultura e do saber não passou desapercebido. No ano de 2022 o Jornal Água Verde de Curitiba trouxe o livreiro Aramis Chain para conhecer pessoalmente a senhora Ailde Polari e sua biblioteca pitagórica. Chain é considerado o maior livreiro do Brasil, constantemente convidado a dar palestras em universidades de vários estados.
/
Durante a visita o livreiro Chain mostrou-se admirado com o trabalho de Ailde. Parabenizou-a. Doou alguns livros para a biblioteca e afirmou que "o Brasil seria um país melhor com mais pessoas como a senhora Ailde".
/
Ailde Mendes Polari faleceu no dia 21 de outubro deste ano. Seu corpo foi velado na biblioteca que ela tanto amou e seu sepultamento foi dos mais concorridos, demonstrando a gratidão e a consideração da cidade que ela sempre defendeu trsbalhando em prol da cultura e do saber.


