OTAN PREPARA-SE PARA ENFRENTAR A RÚSSIA NUM CONFRONTO DIRETO MILITAR QUE PODE ACONTECER A QUALQUER MOMENTO.
UM ATAQUE DA OTAN À RÚSSIA DE FORMA DIRETA, SERIA O INÍCIO DA 3° GUERRA MUNDIAL.
A OTAN discute, pela primeira vez, a possibilidade de realizar um ataque preventivo contra a Rússia em resposta à intensificação dos ataques híbridos atribuídos ao Kremlin. A informação foi revelada pelo almirante Giuseppe Cavo Dragone, chefe do Comitê Militar da aliança, em entrevista ao Financial Times.
Segundo o jornal, vários diplomatas da Europa Oriental pressionam para que a OTAN abandone declarações de mera preocupação e adote uma postura mais firme diante das ações russas. Para eles, a falta de resposta concreta apenas encoraja novos episódios de coerção e sabotagem.
Cavo Dragone admitiu que uma ação preventiva poderia ser enquadrada como autodefesa, mas destacou que isso “vai além do pensamento tradicional” da aliança. “Talvez devêssemos agir de forma mais agressiva do que o nosso oponente. Mas isso levanta questões complexas: qual seria o quadro legal? Qual jurisdição se aplica? E, sobretudo, quem executaria essa ação?”, afirmou.
A declaração aumenta a tensão em um momento em que o debate interno da OTAN sobre limites, riscos e estratégias está mais acalorado do que nunca. O mundo deve estar preparado que a qualquer momento ou altura, pode explodir a terceira guerra mundial.
-----------------------------
NR - A idústria bélica da Europa mantem os políticos em rédeas curtas, e exigem uma nova guerra para turbinar lucros.
