RISCOS EM SHOW DO VERÃO MAIOR EM MATINHOS

Requião Filho aciona MP e Bombeiros após fiscalização identificar riscos em shows do Verão Maior, em Matinhos ------------------ O deputado estadual Requião Filho (PDT) formalizou representações ao Ministério Público do Paraná (MPPR) e ao Corpo de Bombeiros Militar do Paraná após fiscalização em Matinhos, no litoral do estado, apontar problemas de segurança no local de realização dos shows do “Verão Maior Paraná”. Os documentos apontam falhas de segurança identificadas na organização, no escoamento do público e na estrutura do local do evento. O deputado esteve em Matinhos nos dias 22 e 31 de janeiro, fiscalizando as obras de recuperação da engorda da praia que custaram R$ 513 milhões. As visitas foram feitas após um novo desnível ser causado pela maré alta, resultando em um paredão de areia de mais de 2 metros de altura. De acordo com o parlamentar, os shows no município estão concentrando mais de 150 mil pessoas em uma área de risco, representando uma irresponsabilidade com a segurança dos veranistas.
Nos documentos, o deputado relata que os shows chegam a reunir cerca de 300 mil pessoas em frente ao palco, em um espaço com apenas três rotas viáveis de saída. Uma delas, localizada atrás do palco, costuma ficar obstruída por carretas e veículos oficiais. As outras duas são ruas laterais estreitas, que dificultam a circulação, além de uma saída pela retaguarda do público, justamente onde há o grande desnível na areia. “A ausência de organização adequada, de rotas seguras de fuga e o bloqueio de vias por veículos públicos colocam a população em risco, isso é evidente. Não estamos falando de um problema pontual, mas de falhas estruturais que precisam ser corrigidas com urgência. Mais shows ainda serão realizados e o governo continua assumindo o risco de acidentes”, alerta o deputado.
Requião Filho solicita que os órgãos competentes adotem providências administrativas imediatas, com orientação técnica e determinação de medidas que garantam a segurança da população. Fiscalização no Litoral - A fiscalização e o envio dos ofícios dão continuidade às ações do parlamentar no acompanhamento das obras e da infraestrutura do litoral paranaense. Para o deputado, é dever do poder público assegurar que eventos ofereçam condições mínimas de segurança à população. “O lazer não pode vir acompanhado de negligência. Segurança pública também é planejamento e responsabilidade”, conclui. -------------------- Fotos: Aline Davila